Personagens

adelirio
Adelirio

Entenda como o arroz do Paraguai chega em MG

carlos
Carlos

Siga o caminho do milho pela Transamazônica

ivo_outro
Ivo

Veja como as cebolas da Ceagesp chegam até lá

jairo
Jairo

Siga o trajeto das frutas pelo Sul do Brasil

bonfim-e-manuel_outro
Manoel e Bonfim

Veja o transporte de gado por Mato Grosso

Compartilhe

Veja 6 dicas para economizar combustível

Uma das maneiras mais eficientes de reduzir os gastos é economizar o combustível. O caminhoneiro autônomo e as transportadoras têm muito a ganhar com algumas atitudes do motorista. Vamos a elas.

1. Planeje a rota
Um planejamento bem feito ajuda a evitar congestionamentos, define quais os melhores lugares para parada e não perde tempo com desvios desnecessários.

2. Caminhão em dia
Troca de óleo, pneus calibrados e todas as manutenções em dia ajudam a manter o caminhão em perfeito funcionamento. E, nessas condições, ele fica mais econômico.

3. Divida o peso
Pesos extras sempre exigem mais do caminhão. Por isso, carregue consigo somente o necessário e divida a carga uniformemente em toda a carroceria.

4. Fique atento ao conta-giros
O conta-giros mostra a velocidade de rotação do motor por minuto (RPM). Ele é dividido em verde, amarelo e vermelho. Se o conta-giros estiver em amarelo ou vermelho, isso quer dizer que o caminhão está consumindo mais combustível e o motor trabalhando com mais esforço. Por isso, mantenha o conta-giros sempre no verde, para consumir menos combustível e produzir menos poluição.

5. Combustível
Abasteça sempre em postos de confiança, isso garante a qualidade do combustível. Além disso, evite derramamentos e verifique sempre a vedação da tampa do tanque.

6. Na estrada…
Durante a viagem, mantenha uma distância segura dos outros veículos. Dessa forma, evita-se frear ou desacelerar sem necessidade. Também tenha cuidado para não acelerar nas mudanças de marcha, ou seja, pressione o acelerador suavemente, aproveitando ao máximo a faixa de torque do motor.

Uma dica essencial é não andar na banguela ou ponto-morto. Além de ser contra a lei, ao trafegar no ponto-morto o caminhão fica desengatado, no regime de marcha lenta, gastando mais combustível. Sem contar que, na banguela, a caixa de transmissão não recebe lubrificação correta, podendo assim ser danificada.

E aí, gostou das nossas dicas para economizar o combustível? Comente nas nossas redes sociais.

Episódios