Personagens

adelirio
Adelirio

Entenda como o arroz do Paraguai chega em MG

carlos
Carlos

Siga o caminho do milho pela Transamazônica

ivo_outro
Ivo

Veja como as cebolas da Ceagesp chegam até lá

jairo
Jairo

Siga o trajeto das frutas pelo Sul do Brasil

bonfim-e-manuel_outro
Manoel e Bonfim

Veja o transporte de gado por Mato Grosso

Compartilhe

Curiosidades saborosas sobre o feijão

O feijão é um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros, formando com o arroz um casamento perfeito. Além de ser um prato típico no Brasil, ele tem uma história longa, aparecendo como coadjuvante e até protagonista em diversas civilizações.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco sobre as curiosidades do feijão e por que ele é um dos queridinhos da culinária brasileira e mundial.

Curiosidades sobre o feijão

Curiosidades do Feijão

O feijão é um dos mais antigos alimentos utilizados pelo homem, sendo que as primeiras plantas a serem cultivadas têm sua origem na América do Sul, mais especificamente no Peru, e datam aproximadamente de 10.000 a.C., de acordo com descobertas arqueológicas.

O feijão esteve presente em diversas civilizações, como na Roma antiga, onde era usado como moeda em jogos de apostas. Já em algumas tribos indígenas da América do Norte, o feijão era considerado como um dos “três irmãos” – os outros eram o milho e a abóbora. Na Grécia clássica, ele era um aperitivo oferecido nas reuniões em que se discutiam política ou filosofias.

Benefícios do feijão

O feijão possui inúmeros benefícios, apresentando em sua composição fibras, ferro, sais minerais, potássio, fósforo e cálcio. Por causa das fibras, a taxa de açúcar é impedida de subir muito rapidamente no sangue após uma refeição, por essa razão, o feijão é recomendado para pessoas com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia.

Além disso, o feijão é um ótimo alimento para baixar o colesterol.

A famosa feijoada

Saborosa e nutritiva, a feijoada tem a cara do Brasil. Mas engana-se quem pensa que ela é uma invenção brasileira. Não há muitos relatos de como ela surgiu, acredita-se que ela foi inventada na Europa com outra variedade de feijão, mas ao aportar aqui, a receita foi alterada e acrescentado o famoso feijão preto.

O primeiro registro sobre o prato no Brasil é de 1833, quando foi servido em um hotel no Recife, com o nome “feijoada à brasileira”.

A adoração brasileira à feijoada é tanta que ganhou até música do cantor Chico Buarque. A música “Feijoada completa” foi composta a pedido do diretor do filme “Se segura, malandro”, relatando uma festa que, de certa forma, prenunciava a anistia política. Como se esperavam muitas pessoas — exilados e o povo marginalizado —, era necessário “botar água no feijão”.

Variedades de feijão

Existe uma variedade muito grande de feijão, sendo que os mais conhecidos no Brasil são:

  • Feijão-carioca: o mais consumido no Brasil, também é conhecido como “carioquinha”.
  • Feijão-preto: usado em feijoada, é o mais consumido no Rio de Janeiro e estados da Região Sul.
  • Feijão-fradinho, macassa ou de corda: utilizado na Região Nordeste e em Minas Gerais, não produz caldo e pode ser consumido como aperitivo.
  • Feijão-mulatinho: ele se parece com o feijão carioca, mas sem as listras. É utilizado como acompanhamento e, em algumas regiões, também é usado na feijoada.
  • Feijão-branco: usado em sopas, saladas e cozidos, é servido com dobradinha (ou buchada).
  • Feijão jalo: possui grãos alongados, com massa consistente e caldo grosso. Pode ser usado para engrossar feijoada, fazer tutu e no feijão tropeiro. Além disso, em saladas e sopas.

Curiosidades do Feijão

Além desses tipos de feijões, também tem o roxinho, verde, rosinha, rajadinho ou verde e canário, entre outros.

E aí, curtiu? Comente nas nossas redes sociais.

Episódios