Personagens

adelirio
Adelirio

Entenda como o arroz do Paraguai chega em MG

carlos
Carlos

Siga o caminho do milho pela Transamazônica

ivo_outro
Ivo

Veja como as cebolas da Ceagesp chegam até lá

jairo
Jairo

Siga o trajeto das frutas pelo Sul do Brasil

bonfim-e-manuel_outro
Manoel e Bonfim

Veja o transporte de gado por Mato Grosso

Compartilhe

Como faço para ser caminhoneiro?

Ter o prazer de conhecer as melhores paisagens do país, desbravar o Brasil estradas afora e dirigir além do horizonte, essas são algumas das vantagens em ser caminhoneiro. Mas, para isso, é necessário cumprir alguns requisitos para a profissão.

Por isso, desenvolvemos esse texto com dicas para ajudar quem pretende ser caminhoneiro.

Requisitos importantes para ser caminhoneiro

caminhão

Para ser caminhoneiro, o primeiro passo é ter a carteira de habilitação na categoria “C” e, em alguns casos, na categoria “E”. Abaixo, você verá o que cada categoria representa:

  • Categoria A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral (ex.: motos);
  • Categoria B: condutor de veículo motorizado não abrangido pela categoria A, com peso bruto total inferior a 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares, além do motorista (ex.: automóveis);
  • Categoria C: condutor de veículo motorizado usado para transporte de carga, com peso bruto superior a 3.500 quilos (ex.: caminhões);
  • Categoria D: condutor de veículo motorizado usado no transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares além do motorista (ex.: ônibus e vans);
  • Categoria E: condutor de combinação de veículos em que a unidade conduzida se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha peso bruto de 6 mil quilos ou mais; ou cuja lotação seja superior a oito lugares; ou, ainda, que seja enquadrado na categoria trailer. (ex.: veículos com articulação)
Fonte: Portal Brasil

Mas para possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) “C” ou “E” é necessário ter um certo período de habilitação em outra categoria, conforme informamos abaixo:

  • Categoria C: estar habilitado há um ano na categoria B;
  • Categoria D: estar habilitado há dois anos na categoria B ou há um ano na Categoria C, além disso é necessário ter 21 anos completos;
  • Categoria E: estar habilitado há um ano na categoria C ou D, além de possuir 21 anos completos.

Importante: Se a CNH “D” foi obtida a partir da categoria “C”, não é necessário esperar o prazo de um ano, podendo ir da categoria “D” direto para a “E”.

Como fazer a mudança de categoria?

Para realizar o processo de mudança de categoria, será necessário estar em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e não ser reincidente em infrações médias no último ano.

O Departamento de Trânsito (Detran) é o responsável por fazer a mudança, por isso agende um horário na unidade mais próxima da sua residência.

Para fazer o processo de mudança de categoria, é necessário levar o protocolo de agendamento, os originais e cópias do RG, CPF e Comprovante de residência. Além disso, o procedimento envolve:

    • fazer a coleta biométrica (assinatura, foto e digitais);
    • fazer exame médico e passar pela avaliação psicológica. Se acaso você exercer atividades remuneradas na área, é necessário informar ao médico;
    • fazer 20 horas de aulas práticas de direção veicular;
    • obter aprovação na prova prática de direção veicular.

Atenção: todas as aulas e testes devem ser feitos em uma autoescola autorizada pelo Detran.

Já fiz tudo isso, e agora?

caminhão 2

Existem escolas autorizadas pelo Detran que ministram cursos de especialização, que te ajudam na capacitação de acordo com o ramo que você escolher atuar. Após o término, é preciso solicitar a emissão da 2ª via da CNH para portar o documento com a informação do curso.

E aí, pronto pra colocar o pé Na Estrada?

Episódios